Análise da viabilidade técnica-econômica das estruturas de contenção à erosão costeira

Autores/as

Resumen

O crescimento desordenado e sem planejamento de grandes centros urbanos tende a agravar o processo de erosão costeira, tornando-se um problema que vem impactando cerca de 40% da população mundial que vive em áreas litorâneas. Neste cenário, a gestão costeira integrada surgiu com a função de tomada de decisões e ações voltadas para o desenvolvimento, uso sustentável e proteção das áreas costeiras. A gestão costeira integrada é constituída de duas medidas de proteção, sendo: medidas de prevenção e as medidas mitigadoras, que englobam as construções de estruturas rígidas na faixa litorânea com o objetivo de estabilizar a linha de costa na tentativa de minimizar os impactos de ondas de alta energia. Para definição das estruturas de contenção, deve considerar fatores como as características do solo, complexidade da execução, análise de custos, entre outros. Contudo, na literatura, existe uma escassez de pesquisas que auxiliem no processo de escolha das soluções. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise comparativa entre as principais estruturas de contenção, avaliando indicadores e aspectos ligados à viabilidade técnico-econômica. Para isso, foram avaliadas as estruturas de contenção à erosão costeira: bagwall, big bag (com coqueiros), enrocamento, espigão, engorda de praia e betonbloc. Foram compilados 05 (cinco) indicadores ligados à viabilidade técnica e econômica das estruturas de contenção à erosão costeira, sendo eles: processo construtivo, eficiência do uso, impactos socioambientais, durabilidade e custo. Como resultados obtidos foi o diagnosticado que o big bag possui o preço por metro linear mais baixo que os demais (2.400,00 m/R$), contudo, quanto a durabilidade, enrocamento, espigão e betonbloc possuem baixo custo de manutenção, longo prazo para realização de manutenção preventiva e longa vida útil. Por fim, a presente pesquisa  apresenta as particularidades de cada solução existente, constituindo um material facilitador do processo decisório de  gestores e projetistas.

Biografía del autor/a

Emanoel Silva de Amorim, Universidade de Pernambuco - UPE

Técnico em Edificações (ETEPAM, 2009), Graduação em Arquitetura e Urbanismo (ESUDA, 2014); Mestrando em Engenharia Civil no Programa de Engenharia Civil (Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – POLI /UPE). Atualmente é pesquisador do POLITECH - Grupo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Tecnologia e Gestão da Construção de Edifícios (POLI/UPE) e Sócio/Diretor da empresa Amorim Arquitetura, Especialista em: ¹Gestão de Obras e Projetos, ²Arquitetura e Patrimônio, ³Mobilidade Urbana e Transporte. Com MBA em Gerenciamento de Projetos (PMI), tem vasta experiência em coordenação de equipes multidiplinares conduzindo a gestão de ¹elaboração e licenciamento de projetos, ²fiscalização e supervisão de obras, ³manutenção e operação de empreendimentos de uso residenciais, comerciais, religiosos, institucionais, além de infraestrutura urbana.

Gaby Carvalho Alves, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Licenciada em Letras Português/Inglês (UPE/Mata Norte, 2012), Especialista em Docência do Ensino Superior (Joaquim Nabuco, 2016), Bacharela em Ciências Biológicas (UPE/ICB, 2021), Mestranda em Gestão do Desenvolvimento Local Sustentável (UPE/FCAP). Experiência em docência, controle de pragas urbanas e correção de textos (ortografia/gramática e ABNT).

Rayane Gabriella Pereira da Silva , UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Técnica em Edificações- (IFPE -2018). Engenheira civil ( UNICAP, 2019). Mestranda em engenharia civil pela ( UPE/POLI). Atualmente atua como engenheira geotécnina na empresa TPF Engenharia na área de mineração e encostas. Tem experiências com obra de estabilização de encostas, orçamento de obras, Defesa Civil de Camaragibe e Defesa Civil de Recife.

Girlândia de Morais Sampaio, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Possui graduação em Engenharia Civil pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2017). Pós Graduada em Master BIM: Ferramentas e Gestão de Projeto BIM - Instituto de Pós Graduação e Graduação - IPOG. Pós Graduada em Engenharia Elétrica com ênfase em instalações residenciais - Faculdade ÚNICA. Mestranda pela Escola Politécnica de Pernambuco - Universidade de Pernambuco. Experiência na área de construção civil, com ênfase em obras verticais pequeno e grande porte, atuando como responsável técnica há dois anos na gestão de reformas e construções residenciais.

Pedro Henrique Dantas, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Atualmente cursando Engenharia Civil na Escola Politécnica de Pernambuco.

João Victor de Arruda Teles, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Curso-técnico-profissionalizante em Edificações pela SENAI - Departamento Regional de Pernambuco (2021). Atualmente cursando graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco.

Kalinny Patrícia Vaz Lafayette, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (1991), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atualmente é Professora Associada da Universidade de Pernambuco (UPE) e atua como docente permanente do Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil da UPE (área: Construção Civil). Membro dos Grupos de Pesquisa AMBITEC (Grupo de Pesquisa de Engenharia Aplicada ao Meio Ambiente), DESS (Desenvolvimento Seguro e Sustentável) e AMBISOFT (Tecnologia e Gestão Ambiental - IFPE). Tem experiência na área de Geotecnia, atuando principalmente nas seguintes linhas de pesquisa: - Estabilidade de encostas, comportamento de solos e Obras de Estabilização. - Comportamento geotécnico de solos não saturados; - Estabilidade e erosão de encostas; - Obras de Estabilização / Contenção; - Ensaios de Campo e Laboratório; - Ensaios específicos para determinação da taxa de desagregação do solo e transporte de sedimentos;- Desempenho e inovação tecnológica dos Resíduos da Construção Civil (RCC);- Sustentabilidade em Áreas Urbanas.

Jonas da Silva Bezerra, UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2012), Mestrado em Construção Civil pela Universidade de Pernambuco (2015) e Doutorado em Geotecnia pela Universidade Federal de Pernambuco (2022),atuando principalmente nos seguintes temas: resíduo da construção e demolição, reciclagem, construção civil, estrutura de contenção, pneu, reaproveitamento. e investigação geotécnica. Ministrou disciplinas no curso de Mestre de Obras (Nível A) e no curso de Técnico em Edificações (Centro de Ensino Grau Téncico), sendo também coordenador dos cursos. Foi professor do Centro Universitário Tiradentes - UNIT/PE,e no Centro Universitário da Vitória de Santo Antão (UNIVISA). Atualmente é professor do curso de bacharelado em engenharia civil no Centro Universitário (UniFBV/Wyden) e professor contratado da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE).

Publicado

2024-03-13

Número

Sección

Research Articles