DESAFIOS AMBIENTAIS PARA A INTERLIGAÇÃO DAS ILHAS DE CABO VERDE POR CABOS DE ENERGIA SUBMARINOS

Autores

  • Gabriel Leuzinger Coutinho Universidade de Brasília
  • João Nildo de Souza Vianna Universidade de Brasília
  • Maria Amélia de Paula Dias Universidade de Brasília

Resumo

O governo de Cabo Verde planeja ter 100% da geração de energia elétrica do país oriunda de fontes renováveis até 2025. Neste contexto, a interligação energética das ilhas cabo-verdianas se mostra fundamental para minimizar a intermitência, inerente a estas fontes, e garantir a estabilidade do sistema elétrico. Esta interligação só é possível por meio de cabos de energia submarinos. Este artigo identifica, por meio de análise documental, as áreas marinhas e costeiras em Cabo Verde que podem ser criticamente afetadas pelos impactos causados pelos cabos de energia submarinos. Estas áreas são utilizadas na construção de um mapa que permite verificar a viabilidade ambiental de interligar as ilhas e distinguir quais são os locais que apresentam os principais desafios ambientais para a instalação dos cabos. Verifica-se que as maiores restrições ambientais estão nas ilhas do Sal, de Boa Vista, de São Vicente e do Maio. Contudo, conclui-se que em nenhuma das ilhas a questão ambiental é um fator que inviabiliza a utilização dos cabos de energia submarinos na interligação elétrica das ilhas de Cabo Verde.

Biografias Autor

Gabriel Leuzinger Coutinho, Universidade de Brasília

Doutorando no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília

João Nildo de Souza Vianna, Universidade de Brasília

Pesquisador Associado da Universidade de Brasília. Professor do Programa de Pós-Graduação do Centro de Desenvolvimento Sustentável,do Programa de Pós-Graduação em Ciências Mecânicas da UnB e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia- UFAM.

Maria Amélia de Paula Dias, Universidade de Brasília

Professora adjunta da Universidade de Brasilia, Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia, e Gestão de Políticas Públicas.

Publicado

2019-11-28 — Atualizado em 2019-11-28

Versões

Edição

Secção

Artigos